Atividades 2015
Continuando a tradição dos anos anteriores, o grupo Borboletas da Marinha Grande irá realizar uma série de atividades ao longo do ano de 2015. A programação que se segue deve ser encarada de forma meramente indicativa. A melhor forma de se manter informado é através do nosso grupo no Facebook, pois quer as datas quer os locais poderão vir a ser alterados por qualquer imprevisto de última hora.
Fevereiro/Março
Em 2015 iremos iniciar as nossa atividades mais cedo que o habitual, em dose reforçada. Sabemos que uma das mais vistosas borboletas noturnas do nosso país, a Saturnia pavonia (Linnaeus, 1758), ocorre no Pinhal do Rei: Arala Pinto refere-a em 1939 no seu “Pinhal do Rei – Subsídios” e em 2014 eu próprio e o Hugo Areal encontrámos algumas lagartas desta espécie. Falta-nos avistar o adulto. Tratando-se de uma espécie marcadamente primaveril, com o pico de voo a ocorrer em março, é nesta altura que precisamos concentrar a nossa busca. Assim, iremos realizar sessões noturnas semanalmente, até que ela se digne aparecer: 28 de fevereiro, 7 de março, 14 de março e 21 de março. Começaremos por procurá-la no local em que avistámos as lagartas (junto à antiga estrada das Paredes), podendo eventualmente vir a alargar a localização das sessões seguintes para outros locais mais ou menos descampados.
A 29 de março, na nossa primeira atividade diurna de 2015, faremos uma visita ao Borboletário de Constância e ao Paúl do Boquilobo. O Borboletário de Constância é o único borboletário tropical do país, sendo possível observar algumas espécies de borboletas que, de outro modo, nos estariam inacessíveis. O Paúl do Boquilobo é uma visita adiada desde 2014. Trata-se de uma área protegida por diversa legislação nacional e internacional, consistindo numa ampla zona húmida, local de eleição para a nidificação e local de passagem de inúmeras espécies de aves. Não esquecer os binóculos e as teleobjetivas em casa! ;-)
Abril
A sessão noturna de Abril realizar-se-á no dia 18, em local a combinar (aceitam-se sugestões!).
A nossa caminhada do mês será ao longo do Vale da Ribeira do Mogo (Chiqueda, Alcobaça), no dia 26 de Abril. Uma visita diurna ao local está prometida desde as European Moth Nights 2014, data em que terminamos a noite de forma memorável, com uma molha inesquecível. Contamos com melhor sorte para este dia!
Maio
No dia 16 de Maio iremos realizar mais uma sessão noturna, em local a combinar (ideias?).
Na nossa caminhada, a realizar-se no dia 31, visitaremos, uma vez mais, a Fórnea, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Uma boa oportunidade para aqueles que não nos acompanharam na nossa primeira visita ao local!
Junho
A 13 de Junho, dia de Santo António, estaremos, uma vez mais, reunidos em torno da lâmpada mágica, à espera que a bicharada noturna nos visite. Local a combinar.
No dia 28 de Junho iremos regressar ao Vale dos Poios, na Redinha, local já conhecido de uma suada visita anterior.
Julho
Em 18 de Julho faremos uma nova sessão de observação de borboletas noturnas em local a definir. Sugestões aceitam-se.
No dia 26 de Julho iremos visitar o Arco da Memória do Arrimal, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Um local que alia o interesse geológico e paisagístico à curiosidade histórica. E quanto a borboletas? Veremos.
Agosto
No dia 15 de Agosto, uma nova sessão noturna em local a definir.
No dia 30 de Agosto faremos uma caminhada pela zona do Buraco Roto, no Reguengo do Fetal.
Setembro
Em 12 de Setembro, uma nova sessão noturna em local a definir.
A 27 de Setembro, iremos afastar-nos um pouco da MG, até ao limite do distrito de Leiria, para efetuar uma caminhada pelas margens do Zêzere, entre o Pedrógão Grande e o Pedrógão Pequeno. Tratando-se de uma zona com uma geologia bastante distinta da que encontramos na nossa região, também a flora e a fauna que iremos encontrar, será diferente daquelas que podemos observar diariamente.
Outubro
A última sessão do ano, uma noturna, realizar-se-á no dia 3 de Outubro. Em 2016 há mais!
Um excelente plano! Espero poder disfrutar de algumas dessas marcações!